Instituição que é referência em todo Paraná comemora suas Bodas de Ouro no trabalho realizado com pessoas com deficiências múltiplas e paralisia cerebral
Dia 25 de março de 2015 o Pequeno Cotolengo completa 50 anos de existência. A data marca o dia em que a pedra fundamental da instituição foi colocada em Curitiba. Daí em diante começou um esforço da comunidade local para conseguir estruturar a instituição, arrecadando fundos para realizar o sonho de ver esta entidade em funcionamento.As primeiras 18 moradoras chegaram na instituição em 1971, transferidas da Escola Hermínia Lupion, e algumas destas primeiras moradoras permanecem na entidade até os dias de hoje.Atualmente o Pequeno Cotolengo abriga 200 moradores com deficiências múltiplas (físicas e mentais) de todas as idades que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco, e que recebem na instituição além do acolhimento, a educação através da escola interna, saúde com as 13 especialidades oferecidas e qualidade de vida com passeios a praia, teatros, parques, entre outros.
Primeiras moradoras – anos 70
O Pequeno Cotolengo é referência em todo estado e para outras entidades do Brasil, pelo trabalho realizado com os moradores, tendo um papel fundamental dentro da comunidade, cuidando dos mais “pequeninos” como definiu São Luis Orione, fundador da instituição.Os prêmios recebidos, entre eles o Selo Portal da Transparência e o Selo ODM concedido pela ONU, certificam o trabalho feito com seriedade e construído com o apoio de toda a sociedade.
Saúde:
O Pequeno Cotolengo oferece no Centro de Reabilitação 13 especialidades na área da saúde para os moradores. São elas clínica geral, neurologia, psicologia, psiquiatria, nutrição, farmácia, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, hidroterapia, equoterapia, fonoaudiologia e odontologia.
Educação:
A Escola Pequeno Cotolengo é uma escola especial na modalidade da educação básica e atende exclusivamente os moradores da instituição desde o ano 1979. Os alunos são divididos em turmas de 5 níveis de aprendizado, e a divisão é feita de acordo com a idade e a capacidade de aprendizado. No calendário escolar estão atividades culturais e atividades de integração da escola com a comunidade.
Trabalho voluntário
Desde o início, a história do Pequeno Cotolengo foi construída graças ao trabalho voluntário. Hoje são mais de 700 voluntários de todas as idades e classes sociais, que ajudam a manter a instituição com o trabalho diário na Casa de Costura, Casa de Fraldas, Casa de Artesanato, Bazar da Amizade, no trabalho de organização do Churrasco Mensal, além de atividades para animar os moradores.
Churrasco Mensal:
No dia 02 de Dezembro de 1973, em uma barraca improvisada no meio do terreno do Pequeno Cotolengo, aconteceu o primeiro churrasco da instituição, feito desde essa época por voluntários que abraçaram a causa. O público foi de mais ou menos 80 pessoas e ainda sobraram 10 quilos de carne. Foi o primeiro elo de uma corrente de amor que perdura até os dias de hoje. Até hoje os churrascos acontecem normalmente em todo o primeiro domingo de cada mês e conta com o trabalho de mais de 450 voluntários. O público do evento gira em torno de 5 a 7 mil pessoas.
Atividades em comemoração aos 50 anos:
22 de Março – Ação junto ao Atlético Paranaense.
Os jogadores e as crianças que os acompanham, entrarão no jogo Atlético X Nacional de Rolândia na Arena da Baixada com a camiseta e faixa do Pequeno Cotolengo, em referência aos 50 anos. Um vídeo que tem a participação dos moradores será exibido nos telões do estádio.
25 de Março - Comemoração interna com os moradores e colaboradores.
10:00 – Missa e plantio da Árvores dos Colaboradores
11:00 – Almoço de confraternização entre funcionários, moradores e voluntários .
13:00 – Parabéns e homenagem aos colaboradores
28 de Março – Grafite comemorativo
Ação de um grupo de grafiteiros da cidade que irão realizar um trabalho em todo o muro externo do Pequeno Cotolengo com temáticas sociais e do aniversário.
12 de Abril - Churrasco comemorativo às bodas de ouro junto à comunidade.
Atividades previstas:
10h00 - Missa campal.
12h - Abertura da solenidade com a Filarmônica de Antonina
13h - Apresentação de bandas da cidade
Bolo de 50 metros distribuído para a população.
Plantio da árvore da comunidade.
Exposição de carros antigos.
Exposição fotográfica “50 anos inspirando vidas” dentro do salão do churrasco com registros de todas as épocas vividas pelo Pequeno Cotolengo.
Maio – Menção honrosa na Câmera Municipal
Atividade de menção honrosa aos 50 anos do Pequeno Cotolengo e homenagem a pessoas que foram importantes nessa caminhada (voluntários, colaboradores e parceiros) – data a confirmar.
Texto de: Aline Brandalise / Assessoria de Imprensa / Relações Públicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário