quinta-feira, 26 de março de 2015

Sábado tem a Feira Vegana de Páscoa

Você é adepto ou gosta de comida vegana? Então não fique de fora, a Feira Vegana de Páscoa é nesse sábado (28), o evento acontece no piso superior do Restaurante Bouquet Garni a partir das das 15:30 as 19:30. 

A feira reúne produtos artesanais, são mais de trinta opções de comidas sem origem animal com produtos voltados para a páscoa. Os preços variam de R$ 1,50 à R$ 38. Acompanhe o evento pelo fecebook.

Expositores:
vegAninha / Zanquetta Alimentos Congelados  / Veg Veg - Empório Vegetariano /  NutriVeg Confeitaria Vegana e Sem Lactose / Happy Vegan Cakes  / Kits Gourmet Veg / Boulevard Doçaria - Sem açúcar e sem lactose / Espaço Vegano / Felini vegan / Buena Vibra / Vegan Gaia - Tania Campos / Veguikos / Cultiva /SVB Curitiba. 



Serviço:
Data: 28 de março
Horário:15:30 até às 19:30hs 
Local: Bouquet Garni
Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 271 - Centro, Curitiba/ PR 

segunda-feira, 23 de março de 2015

Programação especial, para comemorar os 322 anos de Curitiba!

Para comemorar o aniversário de Curitiba, a Rua São Francisco, recebe nos dias 26 e 29 de março vários eventos para celebrar os 322 anos de Curitiba. Uma das atrações é a exibição ao ar livre de filmes, peças de teatro e o show do cantor norte americano Jesse Harris e um acontecimento surpresa, que deve acontecer no início da noite de domingo.
Serviço – Atrações no aniversário de Curitiba 
As ações fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, a Fundação Cultural de Curitiba, a Bicicletaria Cultural, a Ciclo Iguaçu, a Pixel Soluções Audiovisuais, o Festival de Teatro de Curitiba, e a Orpec Engenharia. No domingo, a partir das 19h, na Praça de Bolso do Ciclista, acontece o evento surpresa organizado por todos os parceiros.
Para o superintendente da FCC, Igor Cordeiro, a programação de aniversário da cidade contempla várias linguagens artísticas para os mais diversos estilos. “A Rua São Francisco é um lugar de conceito em Curitiba. Boa parte dos artistas mais criativos são frequentadores desta região e nada mais justo promover atrações destacadas neste local”, lembrou Igor.
Música
O compositor Jesse Harris é um dos destaques da programação. Ele faz show de lançamento do seu 13º álbum, “No Wrong No Right”, na Bicicletaria Cultural, no dia 28 de março. Conhecido por ter composto a faixa Don’t Know Why, consagrado na voz de Norah Jones, e que rendeu um Grammy em 2003 para Harris, o nova-iorquino também atua como guitarrista e produtor de vários artistas em todo o mundo. No Brasil, atuou em discos de Maria Gadú, Marisa Monte e Tiago Iorc.
Em Curitiba, o show contará com a banda Star Rover e com a participação do produtor Maycon Ananias. A apresentação será transmitida ao vivo para Praça de Bolso do Ciclista, que fica em frente à Bicicletaria Cultural. A entrada é gratuita, mas será garantida mediante entrega de senhas, que serão distribuídas no dia da apresentação.
Filme ao ar livre
No dia 26, às 20h, acontece a exibição do filme “Traço Concreto” na Praça de Bolso do Ciclista. O documentário longa-metragem dos cineastas Eduardo Baggio e Danilo Pschera estava programado para ser exibido no último dia 5 de março, mas devido à forte chuva que caiu na data, foi reprogramada para as comemorações do aniversário da cidade. O filme aborda o universo da arquitetura modernista em Curitiba por meio das histórias de três casas e relatos dos arquitetos Lolô Cornelsen, Salvador Gnoato e Marcos Bertoldi. Após a exibição do filme será realizado um bate-papo com os diretores do filme.


Festival de Teatro
Em sua 24ª edição, o evento também marca presença nas comemorações do aniversário de Curitiba. Peças, performances e filmes que fazem parte do Festival de Teatro comporão a programação da Praça de Bolso do Ciclista: “Três: Um Solo em Trio” (dia 27, às 19h), “Fissura” (dia 28, às 15h), “Vegan VJ Theatre” (dia 28, às 18h, e dia 29, às 20h), “Notícias da Rainha” (dia 28, às 21h), e “Lugar de Ser Inútil” (dia 29, às 15h).
Traço Concreto
Documentário | Praça de Bolso do Ciclista – 26/03, às 20h
Historia conta a construção de três casas pela ótica de três arquitetos.
Direção: Eduardo Baggio e Danilo Pschera
Censura: Livre|Duração: 90 minutos
Debate com os diretores do filme, mediado pelo arquiteto Irã Dudeque
Três: Um Solo em Trio
Comédia Clown | Praça de Bolso do Ciclista – dia 27/03, às 19h
Direção: Fernanda Fuchs | Autoria de texto: Vanessa Vzorek | Elenco: André Daniel, André Daniel, Fernanda Fuchs, Vanessa Vzorek
Censura: Livre | Duração: 30 min | Gratuito
Fissura
Experimental | Praça de Bolso do Ciclista – dia 28/03, às 15h
Performance na qual os atores (e o público) experimentam espaço, tempo e movimento a partir da ocupação poética dos corpos.
Companhia: Itinerários Produções Artísticas | Direção: Eliza Pratavieira | Elenco: Carol Scabora, Flávio Magalhães
Censura: Livre| Duração: 40 min | Gratuito
Vegan VJ Theatre
Performance Art | Praça de Bolso do Ciclista – dia 28/03, às 18h e dia 29, às 20h
Criação conjunta dos fundadores da Cia. Lúdica (SP), Marcya Harco e Paulo Drumond, o espetáculo é um mix de performances, cenas teatrais e vídeos focados na libertação animal. No programa serão apresentadas cinco performances, sendo duas com ator ao vivo e três em projeções (live).
Companhia: Cia. Lúdica | Direção: Marcya Harco | Elenco: Marcya Harco, Paulo Drumond
Censura: 14 anos | Duração: 32 min | Gratuito
Notícias da Rainha
Documentário | Praça de Bolso do Ciclista – dia 28/03, às 21h
Documentário sobre uma rainha da era do rádio num diálogo com o teatro-cinema-instalação.
Companhia: Capicua Filmes | Direção: Ana Johann | Autoria de texto: Ana Johann
Censura: Livre | Duração: 19 min | Gratuito
Jesse Harris + Star Rover 
Show do lançamento do disco No Wrong No Right – dia 28/03, às 21h30
Bicicletaria Cultural: Rua Presidente Faria, 226
Praça de Bolso do Ciclista: Rua Presidente Faria esq. Rua São Francisco
Gratuito – mediante distribuição de senhas | capacidade: 120 pessoas
TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA NA PRAÇA DE BOLSO, ÀS 21h30
Lugar de Ser Inútil 
Comédia Dramática | Praça de Bolso do Ciclista – dia 29/03, às 15h
Dois personagens em um lugar abandonado ou desprezado. Qual a diferença? Por meio da linguagem imagética da poesia de Manoel de Barros, viajam pelo mundo rupestre que o autor suscita. Nesse caminho descobrem a palavra “bocó”. Não sabem seu significado, mas o poeta ajuda na descoberta.
Companhia: Grupo Olho Rasteiro | Direção: Grupo Olho Rasteiro | Elenco: Paulo Chierentini, Rana Moscheta
Censura: Livre | Duração: 55 min | Gratuito
Presente surpresa especial de aniversário
Praça de Bolso do Ciclista – dia 29/03, às 19h


Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pato Fu faz show gratuito no Trajeto Lumen Ao Vivo

Parar comemorar seus 10 anos a emissora Lumen FM, traz o show gratuito da banda Pato Fu, que acontece no Shopping Curitiba, nessa terça-feira (17).

O grupo é formado por Fernanda Takai (voz), John Ulhoa (guitarra, teclado, violão e voz), Ricardo Koctus (baixo e voz), Lulu Carmargo (teclado) e Glauco Mendes (bateria). No evento, a banda mostra seu décimo segundo trabalho, Não Pare Pra Pensar”. O álbum é considerado pesado e dançante ao mesmo tempo.



Os fãs, que quiserem participar da sessão de autógrafos, que acontece após o evento podem retirar uma senha, a partir das 10h, no caixa da Livraria Cultura.

Serviço:
Apresentação gratuita da banda Pato Fu
Data: 17 de março
Horário: às 18:00
Quanto: gratuito.
Onde: Largo Curitiba (piso L2) do Shopping Curitiba
Local: Shopping Curitiba - No Largo Curitiba (piso L2) do Shopping Curitiba
No fecebook 

segunda-feira, 9 de março de 2015

Pequeno Cotolengo: 50 anos de história e caridade

Instituição que é referência em todo Paraná comemora suas Bodas de Ouro no trabalho realizado com pessoas com deficiências múltiplas e paralisia cerebral
Dia 25 de março de 2015 o Pequeno Cotolengo completa 50 anos de existência. A data marca o dia em que a pedra fundamental da instituição foi colocada em Curitiba. Daí em diante começou um esforço da comunidade local para conseguir estruturar a instituição, arrecadando fundos para realizar o sonho de ver esta entidade em funcionamento.As primeiras 18 moradoras chegaram na instituição em 1971, transferidas da Escola Hermínia Lupion, e algumas destas primeiras moradoras permanecem na entidade até os dias de hoje.

Atualmente o Pequeno Cotolengo abriga 200 moradores com deficiências múltiplas (físicas e mentais) de todas as idades que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco, e que recebem na instituição além do acolhimento, a educação através da escola interna, saúde com as 13 especialidades oferecidas e qualidade de vida com passeios a praia, teatros, parques, entre outros.

                                                         Primeiras moradoras – anos 70

O Pequeno Cotolengo é referência em todo estado e para outras entidades do Brasil, pelo trabalho realizado com os moradores, tendo um papel fundamental dentro da comunidade, cuidando dos mais “pequeninos” como definiu São Luis Orione, fundador da instituição.Os prêmios recebidos, entre eles o Selo Portal da Transparência e o Selo ODM concedido pela ONU, certificam o trabalho feito com seriedade e construído com o apoio de toda a sociedade.


Saúde:
O Pequeno Cotolengo oferece no Centro de Reabilitação 13 especialidades na área da saúde para os moradores. São elas clínica geral, neurologia, psicologia, psiquiatria, nutrição, farmácia, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, hidroterapia, equoterapia, fonoaudiologia e odontologia.
 Educação:
A Escola Pequeno Cotolengo é uma escola especial na modalidade da educação básica e atende exclusivamente os moradores da instituição desde o ano 1979. Os alunos são divididos em turmas de 5 níveis de aprendizado, e a divisão é feita de acordo com a idade e a capacidade de aprendizado. No calendário escolar estão atividades culturais e atividades de integração da escola com a comunidade. 
Trabalho voluntário
Desde o início, a história do Pequeno Cotolengo foi construída graças ao trabalho voluntário. Hoje são mais de 700 voluntários de todas as idades e classes sociais, que ajudam a manter a instituição com o trabalho diário na Casa de Costura, Casa de Fraldas, Casa de Artesanato, Bazar da Amizade, no trabalho de organização do Churrasco Mensal, além de atividades para animar os moradores.
Churrasco Mensal:
No dia 02 de Dezembro de 1973, em uma barraca improvisada no meio do terreno do Pequeno Cotolengo, aconteceu o primeiro churrasco da instituição, feito desde essa época por voluntários que abraçaram a causa. O público foi de mais ou menos 80 pessoas e ainda sobraram 10 quilos de carne. Foi o primeiro elo de uma corrente de amor que perdura até os dias de hoje. Até hoje os churrascos acontecem normalmente em todo o primeiro domingo de cada mês e conta com o trabalho de mais de 450 voluntários. O público do evento gira em torno de 5 a 7 mil pessoas.
 Atividades em comemoração aos 50 anos:
22 de Março – Ação junto ao Atlético Paranaense.
Os jogadores e as crianças que os acompanham, entrarão no jogo Atlético X Nacional de Rolândia na Arena da Baixada com a camiseta e faixa do Pequeno Cotolengo, em referência aos 50 anos. Um vídeo que tem a participação dos moradores será exibido nos telões do estádio. 
25 de Março - Comemoração interna com os moradores e colaboradores.
10:00 – Missa e plantio da Árvores dos Colaboradores
11:00 – Almoço de confraternização entre funcionários, moradores e voluntários .
13:00 – Parabéns e homenagem aos colaboradores
28 de Março – Grafite comemorativo
Ação de um grupo de grafiteiros da cidade que irão realizar um trabalho em todo o muro externo do Pequeno Cotolengo com temáticas sociais e do aniversário.
12 de Abril - Churrasco comemorativo às bodas de ouro junto à comunidade.
Atividades previstas:
10h00 - Missa campal.
12h - Abertura da solenidade com a Filarmônica de Antonina
13h - Apresentação de bandas da cidade
Bolo de 50 metros distribuído para a população.
Plantio da árvore da comunidade.
Exposição de carros antigos.
Exposição fotográfica “50 anos inspirando vidas” dentro do salão do churrasco com registros de todas as épocas vividas pelo Pequeno Cotolengo.
Maio – Menção honrosa na Câmera Municipal
Atividade de menção honrosa aos 50 anos do Pequeno Cotolengo e homenagem a pessoas que foram importantes nessa caminhada (voluntários, colaboradores e parceiros) – data a confirmar.
                                         Texto de: Aline Brandalise / Assessoria de Imprensa / Relações Públicas

sexta-feira, 6 de março de 2015

2ª Festa Vegana das Nações


Começa amanhã (07), a 2ª Festa Vegana das Nações, o evento será na Galeria Osório das 10h às 17h. Um encontro no centro da cidade, para os amantes dessa gastronomia. 

Todos os pratos são veganos, ou seja isso significa que não há nenhum prato tem origem animal. Os preços variam de R$ 2 a R$ 7 e desta vez são 12 expositores (14 produtores).

Confira os participantes e o cardápio:

Gil Wiikon
Grupo Aliment’O Amor de Frugivorismo — Tema: Cristal Solar
As descrições são lúdicas, enjoy: espaguete sideral de maçã ao molho chutney estelar (R$ 5 a porção), mousse solar de mamão com coco (R$ 4) e pão essênio venusiano (opção com ora-pro-nóbis – 2 por R$ 3).

Lovely – Vegan Cuisine
— comida americana
Terá o clássico mac & cheese reinventado (R$ 6), leite de amêndoas com chocolate belga (R$ 4) e donuts (R$ 5).

Luara Lux
— Hogwarts
Pastel assado de abóbora (R$ 2), bolo de abóbora (R$ 3) e mousse de limão com cereja (R$ 3).

Kits Gourmet Veg

Happy Vegan Cakes
— comida argentina
Empanadas e alfajores por R$ 3 cada.

VegAninha
— crepes suíços
Nos sabores salsicha vina e queijo, calabresa e queijo cheddar, queijo, prestígio, Romeu e Julieta e chocolate (R$ 5), chá mate (R$ 3) e chope (preço estimado de R$ 7).

Zanquetta Alimentos Congelados
— comida mexicana
Sanduíche bocadillo com chili, alface, nachos, cheddar, molho de pimenta e guacamole e Marguerita, com tequila, limão, gelo e refrigerante cítrico. R$ 5 cada

Sanduíche bocadillo
Buena Vibra
(comida holandesa),

NutriVeg Confeitaria Vegana e Sem Lactose — comida árabe
Terá esfirras em quatro sabores: soja com cheddar (R$ 1,50 a unidade), calabresa picante, pepperone com cheddar, espinafre com catupiry (R$ 2 a unidade), quibe (R$ 3 unidade grande), falafel (R$ 1), mjadra (R$ 3,50 – arroz com lentilha e cebola caramelizada), doce sírio (R$ 3 – feito de macarrão com recheio de ganache e tofu), bombons de damasco e de nozes (R$ 2,50). Vão levar também água, suco, água de coco e refrigerante.

Veg Veg – Empório Vegetariano
— comida brasileira
Três sabores de espetinho: de PTS (igual ao da primeira edição e que deixou todo mundo doido), de coxinha (!) e de glúten empanado. Cada um sai por R$ 5. Para beber, mate com limão (R$ 3) e geladinho de sobremesa (R$ 2).

Sunny Cakes

Yum Yum Cookies – Vegan
(sobremesas inglesas),
         &

VegTao
(comida indiana) e a marca Felini com pratos inspirados nos contos dos irmãos Grimm. A Sociedade Vegetariana Brasileira montará um estande com materiais informativos, promocionais e livros.

Serviço
Data: 07/03, sábado
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Galeria Osório
Endereço: Praça General Osório, 333 – Centro – Curitiba-PR
Entrada gratuita. Valores: de R$ 2 a R$ 7

A Feira do Alto Juvevê, começa neste final de semana

A Feira do Alto Juvevê volta nesse final de semana, nos dias 7 e 8 de março. Em sua décima edição a feira, vai reunir 21 antiestabelecimentos, que devem oferecer mais de 40 opções de pratos, para agradar a todos os gostos e paladares.


Os participantes dessa edição são: Altman, Chef Rodrigo Martins, Armazém 71, Barista Coffee Bar, The Meatpack House, Cookies Stories, Dagniaux, Doce Fado, Freddo Argentina, Girassol, Grué, John Bull, La Grappa, Los Paleteros, MB Mercearia Brasileira, Mukeka, Partiu Temaki, Trovatta, Way Beer e Yakifast.



Serviço:
Data: 7 e 8 de março
Horário: 11:00 a 8 de março às 19:00
Endereço: 
Rua José de Alencar, 2290, Curitiba