terça-feira, 24 de setembro de 2013

Semana Estadual do Voluntariado: Fazer o bem, sem olhar a quem

Pequeno Cotolengo conta com o auxílio de mais de 700 voluntários assíduos todos os meses



Fazer o bem, sem olhar a quem. Esse é o lema de um grupo de pelo menos 700 voluntários assíduos do Pequeno Cotolengo. Somente durante o tradicional churrasco mensal da instituição, cerca de 500 voluntários auxiliam. Eles são responsáveis pelo tempero da carne, preparo dos alimentos, atendimento ao público no dia do evento e limpeza do salão. Além do Churrasco, outros dois setores da instituição também contam com essa preciosa ajuda.
Um desses setores é a Casa de Fraldas. Nesse setor são produzidas entre 4 e 5 mil fraldas geriátricas por dia, suprindo toda a demanda da instituição. A Casa de Fraldas tem 12 anos de existência e conta com o auxílio de 145 voluntários. “Nossas fraldas têm qualidade! Elas atendem perfeitamente as necessidades das nossas crianças. Essa qualidade é possível graças à dedicação de cada um dos voluntários”, conta o diretor presidente do Pequeno Cotolengo, Padre Rodinei Thomazella.

Outro setor com grande número de voluntários é a Casa de Costura da instituição, que confecciona e conserta roupas e enxovais para os moradores. A Casa conta com o trabalho de cerca de 50 voluntários, que se revezam durante toda a semana para suprir a demanda do Pequeno Cotolengo.
Eles são responsáveis pelos consertos e adaptações das peças que chegam por meio de doação, além da confecção de novas peças para moradores e uniformes para os colaboradores da instituição. A coordenadora de voluntários, Marilei Mesquita Ribeiro, trabalha no Pequeno Cotolengo há seis anos e é também responsável pelo treinamento de quem chega à Casa de Costura. Somente no ano passado foram treinados 56 novos voluntários. “Depois que eu comecei a trabalhar com voluntários eu percebi que o mundo é muito melhor do que eu pensava”, confidencia Marilei, “Aqui nós temos pessoas de meia idade, jovens, mulheres e até homens. E tudo o que precisar eles fazem”, acrescenta. A gerente de assistência social e saúde da instituição, Marly Tokarski, lembra que o envolvimento dos voluntários é muito importante para o Pequeno Cotolengo. “A Casa é muito grande e os trabalhos são muitos. A presença dos voluntários é essencial”.
Para ser um voluntário
Para fazer parte do quadro de voluntários do Pequeno Cotolengo é muito simples. Basta participar do Dia da Acolhida, promovido para a integração entre os voluntários. Os próximos Dia da Acolhida serão nos dias 10/09 e 08/10. Para mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail: saude@pequenocotolengo.org.br.
O Pequeno Cotolengo
O Pequeno Cotolengo Paranaense atua há 48 anos com o objetivo de oferecer acesso a acolhimento, saúde e educação para pessoas com deficiências múltiplas, abandonadas pelas famílias ou em situação de risco. São mais de 200 pessoas acolhidas e mais de 30 mil atendimentos anuais oferecidos em 11 especialidades.  

Texto de Kelli Kadanus

Nenhum comentário:

Postar um comentário